segunda-feira, 9 de maio de 2011

JOVEM PRIORIZA FORMAÇÃO E ADIA ENTRADA NO MERCADO

Expansão da renda e competitividade seguram adolescentes na sala de aula

Cresce o número de jovens que só estudam; educação ainda precisa melhorar no país, aponta especialista



Apu Gomes/Folhapress

Mauro Alves, 40, e sua filha, a estudante de design Loreny, 17, na marcenaria da família

MARIANA SCHREIBER
DE SÃO PAULO


Os jovens de 15 a 17 anos estão estudando mais e trabalhando menos. A proporção desses adolescentes ocupados ou buscando emprego caiu 27%, em oito anos, nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE.
Nem mesmo o forte aumento de salários e vagas em 2010, com a economia crescendo 7,5%, bastou para atraí-los para o mercado.
A faixa etária corresponde a 18,9% da população economicamente ativa em 2010, a menor taxa média já apurada nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre. Em 2003, quando o IBGE iniciou o levantamento, eram 26%.
Para especialistas, a principal causa da mudança é a valorização da educação num ambiente profissional cada vez mais competitivo. E a expansão da renda nos últimos anos permite que os pais sustentem os filhos por mais tempo, adiando sua entrada no mercado e possibilitando sua permanência na escola.
Políticas públicas como o Bolsa Família, que exige que os beneficiários estudem, e a progressão continuada, que evita a repetência escolar, também estimulam crianças e jovens a ficar por mais tempo na sala de aula.

SÓ ESTUDAM
Outra pesquisa do IBGE mostra que o percentual de jovens que estudam e não trabalham subiu de 39% em 1992 para 65% em 2009.
"A melhora da renda familiar ajuda a explicar, mas a percepção da importância e dos retornos da educação é mais relevante", diz o economista Jorge Arbache, da Universidade de Brasília. "As famílias fazem mais esforço para manter a meninada nas escolas porque entendem que vale a pena estudar mais."
Para o coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), Naercio Menezes, falta mão de obra qualificada. Nesse cenário, é mais interessante para o jovem sem experiência estudar mais e buscar um emprego melhor no futuro.
"Mesmo com o mercado de trabalho aquecido, as pessoas estão preferindo permanecer na escola", afirma. "Elas estão fazendo um cálculo de que vale mais a pena estudar do que adquirir experiência profissional desde cedo", completa ele.
O governo lançou, no fim de abril, o Pronatec, programa de qualificação profissional cuja meta é oferecer 8 milhões de vagas até 2014 em cursos técnicos.
Arbache elogia a iniciativa, mas lembra que a qualidade do ensino precisa melhorar em relação aos competidores do país: "O jovem brasileiro está disputando emprego com o jovem da Malásia. Lá na frente, isso é que acontece".
A transformação no perfil do mercado de trabalho brasileiro não se dá apenas entre os mais jovens: em abril, levantamento feito pela Folha a partir de dados do IBGE mostrou que o número de pessoas ocupadas acima de 50 anos subiu 56,1% de 2003 ao primeiro trimestre de 2011. 






Fenômeno reduz taxa de desemprego

DE SÃO PAULO

A saída dos jovens do mercado de trabalho para a escola contribui para reduzir a taxa de desemprego do Brasil.
Apesar de o percentual de desocupados com idade entre 15 e 17 anos ter caído de 37% em março de 2002 para 25% em março deste ano, a taxa continua sendo a mais alta de toda a população. A taxa de desemprego média do país hoje é 6,5%.
Quando os jovens deixam de buscar emprego, eles saem da estatística de desocupação e reduzem a pressão sobre a taxa nacional.
O economista Naercio Menezes, do Insper, afirma que a troca do trabalho pelo estudo é boa para eles, que vão ganhar salários maiores.
Ele destaca que os indicadores de ensino mostram desempenho melhor dos alunos que se dedicam apenas aos estudos do que daqueles que também trabalham.
Loreny Alves, 17, sabe disso. Seu pai, Mauro, que parou de estudar aos dez anos para trabalhar como pedreiro, é dono de uma marcenaria e banca sua qualificação.
A jovem estuda espanhol, faz curso técnico de design e está concluindo o Ensino Médio numa escola particular. No tempo livre, estuda para o vestibular de arquitetura.
"Não tenho tempo para trabalhar. Quero fazer faculdade, estagiar e ter meu próprio escritório", diz.
(MS)

Publicado na Folha de São Paulo de 09.05.11

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