terça-feira, 19 de agosto de 2014

POPULARIDADE E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DE EDUARDO

Eu não nego que do ponto de vista de popularidade Eduardo estava muito bem e sua morte confirmou isso. Mas a sua relação política com o povo não se aproxima com a que Arraes possuia. Eduardo nunca teve um ato político sequer semelhante com aquele que o avô teve em defesa dos trabalhadores rurais da cana de açúcar. Popularidade não significa representação e inserção no movimento popular. Arraes tinha representatividade política porque assumia um lado na luta desigual que se travava entre trabalhadores e usineiros, mesmo com todas as contradições.
Eduardo tem popularidade porque domina e controla os principais aparelhos do estado. Controla a Assembléia Legislativa(elegeu o mesmo presidente quantas vezes quis), controla o TCE, tem forte interferência no TJ, dirige seu partido com mão de ferro (elege e destitui as direções estaduais a seu bel prazer) e, através das verbas do estado, ameniza as críticas de alguns setores da imprensa. Arraes tinha respeito do povo porque enfrentava conflitos com esses órgãos com um debate político.
Sem querer falar de ideologia política, mas de método de construção de representação popular e política, poderíamos dizer que Arraes e Lula se assemelham enquanto Eduardo se parece mais com ACM. Volto a dizer não estou usando a qualificação de esquerda e direita pra nenhum deles, mas da forma como atingiram a popularidade e representação política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário