domingo, 18 de setembro de 2011

LEMBRANÇAS DO CINE BIJOU XIII

AMARGO REGRESSO, filme de Hal Ashby, com John Voight e Jane Fonda.

Um dos filmes mais contundentes na denúncia das consequências da Guerra do Vietnã para quem foi "obrigado" a dela participar. Digo "obrigado a participar" porque mesmo entre aqueles que se alistaram voluntariamente, acreditando participar de uma ação em defesa de valores humanos, voltaram percebendo o grande mal que o poder americano provocava ao mundo e aos seus cidadãos interferindo de forma assassina na vida de um povo de outro país. .A crítica do filme é devastadora sobre os efeitos da guerra sobre os americanos.

 A guerra, contraditoriamente, contribuiu para a grande transformação que a juventude provocaria na sociedade mundial na decada de 60, através do movimento pacifista nos Estados Unidos que se somou à revolta dos jovens franceses contra a repressão de uma sociedade de valores putrefatos e a mobilização da juventude pela democracia e liberdade no leste europeu e América Latina. O período ficou marcado pela conquista de novos valores éticos, políticos  e costumes sociais em todo o planeta.

Todos aqueles que tiveram a oportunidade de viver e participar deste período histórico, seja pela via política, cultural ou de contestação dos costumes conservadores, sabem o que significa "juventude revolucionária". Não sei se em algum outro momento histórico a juventude foi tão protagonista quanto nos anos 60. Talvez seja o momento histórico onde cinema tenha sido mais reflexivo sobre o contexto social em que ele era produzido.

Há que se destacar ainda as músicas dos Rolling Stones, Beatles e Jimi Hendrix que compõe a trilha sonora do filme.

Não fosse o poder quase absoluto da mídia americana em desserviço da história e da sociedade americana, apesar da liberdade política, mas não econômica, que vigora naquele país, as lembranças e a reflexão sobre a guerra do Vietnã teriam efeitos mais saudáveis sobre a política dos EUA no Iraque, Afeganistão, etc. Depois dizem que são os brasileiros que não tem memória.

Por fim, o romance vivido pelos personagens de John Voight e Jane Fonda é emocionante e nos deixa extasiados.

Quem não assistiu sugiro buscar o DVD numa locadora de qualidade.



Um comentário:

  1. Cinema , lembranças e transferencias nostálgicas . Quase abdução na sala escura , no se deixar levar pela emoção, no se reconhecer. Gosto muito de seus textos sobre o cinema , mesmo com questões ideológicas presentes sempre. Consigo o distanciamento necessário! rs
    @sulains

    ResponderExcluir