domingo, 5 de junho de 2011

LEMBRANÇAS DO CINE BIJOU XII

Retomo aqui a sessão LEMBRANÇAS DO CINE BIJOU. Para aqueles que não conhecem os motivos e a origem desta sessão recomendo ler o post LEMBRANÇAS DO CINE BIJOU VI, de fevereiro/11.
Dizem que nós somos nossa memória. Concordo com essa definição de nós. Eu considero que o filme que apresentarei a seguir é muito de mim.

BLOW UP, um filme excepcional de Antonioni baseado em texto de Julio Cortázar. Nos idos de 1970, com  a ditadura militar estrangulando a sociedade, este filme tinha um significado muito forte para a minha juventude no sentido da luta pela liberdade e criação de uma nova realidade a partir das angústias que víviamos naquele momento de resistência e início do processo de ruptura com as relações políticas e sociais impostas.

A cena do jogo tênis imaginário é eloquente: um grupo de jovens alegres, e claramente fora dos padrões da sociedade vigente, num parque lindo e isolado, imagina-se num jogo de tenis. Uma realidade é criada e todos estão perfeitamente integrados a ela. Quem não consegue ver a bolinha que a câmara acompanha na sua queda fora da quadra do jogo? É fantástico. Todos vemos a bolinha quicando no gramado. O fotógrafo exita. Mas, ao chamado da jovem, movimenta-se e "pega" a bola devolvendo-a aos jogadores. Ao final esboça um sorriso expressando sua integração àquela realidade construída a partir da vontade coletiva dos jovens. Eu vibrava nas cadeiras vermelhas do Cine Bijou.

No atual contexto político aquela cena do tênis teria um novo significado. A realidade é outra e a leitura necessariamente também sofre transformações.  "Realidades imaginárias" são abundantemente jogadas aos nossos olhos, distorcendo e falseando o fato real. E muitos de nós se adapta a esta realidade imaginária e por ela se movimenta, esboçando um sorrido de consciência tranquila. É aí que os conservadores buscam quebrar o movimento das transformações sociais e política em curso. O filme ganha uma nova atualidade.

Quem não teve a oportunidade de assistir este filme recomendo ir a uma locadora.

  

2 comentários: